Nove estados e mais de 53 milhões de habitantes. O Nordeste é terra de severinos, de João Cabral de Melo Neto (pernambucano), Rachel de Queiroz (cearense), Jorge Amado (baiano), Gonçalves Dias (maranhense), Ariano Suassuna (paraibano), Zumbi dos palmares (alagoano), Torquato Neto (piauiense), Arthur Bispo do Rosário (sergipano), Nísea Floresta (norte riograndense). Eu também sou uma severina que quer a região sempre valorizada, com suas nuances e diferenças exaltadas.
O litoral sul de Pernambuco tem 110 quilômetros de extensão e 28 praias. Algumas famosas pela história; como o cabo de santo agostinho, outras pela intervenção humana caso da praia de Suape e o porto de mesmo nome. A maioria delas conhecida em todo o Brasil por suas belezas naturais. Como muro alto, porto de galinhas e Maracaípe.
E que tal conhecer todas essas praias por um outro ângulo? Embarcamos em um monomotor Cesna 172 de 49 anos de idade para um vôo panorâmico por essas praias. a aeronave só comporta quatro pessoas, tem autonomia de quatro horas e meia de vôo e pertence a única empresa pernambucana de táxi aéreo liberada pela ANAC para fazer vôo panorâmico de avião. O jovem comandante comenta a reação dos passageiros quando dão de cara com o pequenino Cesna é de medo e desconfiança, mas ele garante que o pequenino é mais do que seguro.
Voamos a uma altitude de 150 metros. A princípio a tensão e o medo são os principais companheiros do voo, mas à medida que as praias aparecem por um ângulo totalmente diferente a surpresa e o deslumbramento tomam conta do passeio. Um privilégio para poucos que deve ficar muito bem guardado na memória. Belezas que se misturam e se completam em um grande espetáculo da natureza. E, segundo a empresária e dona da empresa, o voo já virou uma febre entre aqueles que querem presentear esposas, namorados, pais e mães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário